terça-feira, 7 de abril de 2009

Suruba eletrônica

Eu não nutria muita simpatia por esse cara como produtor nem DJ. Aí, no ano passado, ele veio com um excelente remix para a música Dark Flower do Robert Babicz e me fez refletir. Não por acaso, elegi o tal mix, batizado de Magnolia por seu autor Joris Voorn, o melhor de 2008.

E enquanto eu ainda apreciava a Dark Flower mixada veio a notícia de que Voorn lançaria um CD duplo contendo mais de 100 faixas no total. E como já não sou muito chegado em compilações que reúnam mais de 20 músicas, confesso que imaginei que viria merda. Pouco depois chequei a tracklist divulgada antecipadamente e constatei que ela era abarrotada de nomes de peso: Ricardo Villalobos Radio Slave, Minilogue, Sascha Funke, Paul Kalkbrenner, Solomun, Joakim, Âme, Carl Craig, Aphex Twin... E eis que surgiu uma dúvida: quanto tempo o amizade vai tocar de cada faixa?

Após ler a resenha do disco no Resident Advisor no mês passado sem prestar a devida atenção, tratei de baixar o Balance 014 apenas no último final de semana. E a surpresa após ouvir o CD 01 foi das mais agradáveis. House, techno e tech-house de excelente qualidade predominam em boa parte das muitas faixas selecionadas. O CD 02 fica bem abaixo do primeiro, mas ainda assim é bom, embora seja bem mais calminho e contenha vocais e faixas melódicas em excesso. E respondendo a pergunta mais acima, fica difícil saber quanto tempo cada música é tocada e até mesmo quando cada uma entra ou sai. Ninguém é de ninguém. E aqui isso é bom.

Historicamente tão tolerante com as drogas, nos últimos anos a Holanda vinha cada vez mais reforçando e até mesmo exportando essa sua tradição com a criação da festa Sensation e com as performances de Tiësto, Armin Van Buuren e Fedde Le Grand, entre outros, ocorrendo mundo afora.

Dessa vez, no entanto, um filho das Netherlands resolveu dar uma inovada e fez bonito, e embora ainda seja abril, considero bem provável que Balance 014 figure como the best compilation of 2009 lá pelo fim do ano. Especialmente levando-se em conta o disc 01.


Joris Voorn - Balance 014 CD 01 (download)

Joris Voorn - Balance 014 CD 02 (download soon)


Ah, e mais um ponto pro Voorn por ter balançado a cabeça na capa do Balance impossibilitando a apreciação de sua bela face. Sugiro o mesmo para o John Digweed, o Ali Dubfire e outros não muito bem apessoados que adoram poluir capas de discos com poses dignas de estrelas do trance.

Nenhum comentário: