terça-feira, 30 de dezembro de 2008

2008... The best of

Seguem algumas de minhas preferências eletrônicas no ano prestes a se encerrar:


Melhor DJ: Phillip Sollmann, von Deutschland. Ele que é mais conhecido como Efdemin. Eu diria que desde 2007 esse DJ e produtor com nome de remédio pra dor de estômago tem protagonizado os melhores DJ sets por aí.


Melhor Produtor: O melhor produtor do ano vem de Hamburgo, a terra do hambúrguer. Trata-se de Stefan Kozalla e sua cara de oficial nazista (nem mesmo o bigodinho hitleriano é dispensado). Ele que é uma estrela da Kompakt e atende pelo vulgo de DJ Koze. Quando elaborei a resenha do Body Language 7 disse que suas 2 faixas presentes no disco (Zou Zou e I Want to Sleep) seriam presença certa nas listas de melhores do ano. Dito e feito. I Want to Sleep foi considerada nada menos que a melhor faixa de 2008 pela cúpula do Resident Advisor. E Zou Zou aparece também bem ranqueada no Top 30 deles. Ponto pro Koze, ponto pro Cow!



Nazi Koze



Melhores Músicas: I Want to Sleep e Abudinga (DJ Koze), Blind (Hercules & Love Affair), Promises (Pigon), Diva (Sebo K), That Beats Everything (Shed), Incognito (Radio Slave), Tight Laces (Loco Dice), Deadman (Solomun)…Vale dizer que não necessariamente nessa ordem e há ainda espaço para algumas outras que não pude me lembrar.


Melhor RA Podcast: Muita gente boa passou por lá, mas pouquíssimos agradaram. Meu voto vai sem muita convicção para aquele conduzido em julho pela dupla Pigon, da qual faz parte ninguém menos que Efdemin.

Melhor Essential Mix: Assim como nos podcasts do RA, a BBC escalou muita gente de primeira para comandar as 2 horas semanais do EM. Teve Audion, Luciano, Booka Shade, Loco Dice, Flying Lotus... E quando eu estava prestes a deixar esse espaço em branco e não coroar nenhum EM como the best of 2008, os veteranos escoceses do Slam vieram com um excelente mix de techno, house e suas variantes há apenas 10 dias arrebatando, assim, minha preferência. Tracklisting here.

Melhor Remix: Mais um que vem de terras germânicas. Trata-se da parceria de dois cidadãos que não aprecio muito. O gorducho feioso de cabelo chanel Robert Babicz, que inclusive vi tocar num decepcionante Mothership no ano, e o fuck face veterano Joris Voorn. E do casamento dos dois veio o Magnolia mix produzido por Voorn para a faixa Dark Flower, do Babicz. Um techno tranceado da melhor qualidade.




Robert Babicz - Dark Flower (Joris Voorn Magnolia Mix) (download)


Melhor DJ set: Efdemin, na festa de aniversário do Vegas. Como não poderia deixar de ser, veio do cara que escolhi como o melhor disc-jockey do ano.


Melhor Live: A dupla alemã Extrawelt num Mothership, no D-Edge. Confesso que estranhei a repercussão quase nula dessa noite na “imprensa especializada”.


Melhor Compilation: Não consigo apontar apenas uma. Gostei do Boogy Bites da Ellen Allien, do Watergate do amigo dela, Sascha Funke, e o CD 02 apenas do Sound of the Ninth Season, do vovô-garoto Sven Väth. Coincidência, ou não, dá-lhe alemãozada novamente.


Melhor Álbum: Essa eu passo.


Melhor Nightclub: D-Edge. Apesar de apresentar certos defeitos não há a menor condição de eleger outro lugar.


Melhor Sneaker Brand: Sempre ela, a nobre marca nascida em Massachusetts, o novo balanço aka New Balance.


Nenhum comentário: