quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nightclubs X Festivals

Não fui ao Skol Beats, mas dizem que ficou ainda aquém das previsões já não muito boas que fiz no post Skol Beats 07/08. Também não fui ao Planeta Terra apesar de haver algumas bandas que eu gostaria de assistir. No quesito música eletrônica, entretanto, bastou a divulgação do line-up para constatar o lixo que estava por vir. Não precisava nem ter esperado o festival acontecer. Mylo seria boa atração caso estivéssemos em 2005. Felix da Housecat seria em 2003, 2004 no máximo. Aliás, eu vi esse cara tocar no começo de 2006, em London, e ele soltou um monte de música da Miss Kittin dentre outras faixas electro do mesmo naipe, todas de um disco dele acho que de 2003. E li no Rraurl que ele tocou todas essas faixas novamente. O cara pelo jeito não evolui. Belo enganador esse sujeito. Suas semelhanças com o Carl Cox parece que não são apenas físicas. E em cima da hora ainda escalaram o francês Sebastién Léger para o evento. Ele que não passa de um nome não-psy pra essas XXXperiences da vida.

Ah, e o blogueiro Lúcio Ribeiro, bem descrito neste blog no post Os festivais do 2º semestre e a credibilidade deste blog, escreveu que o set do Housecat foi um dos pontos altos do Terra. Eu sabia que esse cara não manjava muito de música eletrônica, mas também não imaginava que ele era pior que o Thiago Ney.

Sobre o Tim Festival, cujas atrações eletrônicas também desapontaram forte, minhas impressões saíram no post TIM Fe$$$$$$tival.

O Nokia Trends, que surgiu em 2004 em parceria com o barcelonista Sónar e trouxe naquele ano inaugural LCD Soundsystem, Matthew Dear e Villalobos, entre muitos outros, até 2006 era de longe o melhor festival brasileiro de música, unindo atrações de 1ª linha e estrutura de primeiríssimo mundo. Infelizmente, no entanto, o Nokia despencou ladeira a baixo em 2007 e o line-up já divulgado para esse ano consegue ser ainda mais desprezível: Bomb the Bass, N.A.S.A., Kid Sister, Z-TripRoots Rock Revolution e mais alguns sem importância. Basicamente trocaram eletrônica e rock por hip hop experimental. Triste.

O que teve de melhor até aqui em 2008 foi a festa de aniversário do Vegas, que nem festival era, mas que reuniu 4 DJs gringos da melhor qualidade, com 3 deles vindo ao nosso Brasil brasileiro pela primeira vez (Efdemin, Pantha du Prince e Ewan Pearson).

Mas o que ficou claro nesse ano é que quem quiser ouvir tuts tuts de qualidade tem que rumar para um nightclub. E se ele estiver localizado na Alameda Olga, 170, melhor ainda! Tá certo que desde sua abertura o D-Edge nunca deixou de trazer grandes nomes à cidade de São Paulo, mas em 2008 a casa do Chorão da Barra Funda superou qualquer limite. Passaram por lá até agora: DJ T, Extrawelt, M.A.N.D.Y., Ricardo Villalobos, Guy Gerber, Radio Slave, Dominik Eulberg, Marc Romboy, Robert Babicz, Steve Bug, Pig & Dan, Solomun, Tigerskin, Swayzak, Cobblestone Jazz, Spirit Catcher, Prins Thomas, Konrad Black, Anja Schneider, Gregor Tresher, entre muitos, muitos outros...

E por incrível que pareça ainda tem mais. Li essa semana que várias atrações do selo M_NUS, que completa 10 anos de vida em 2008, passarão por lá antes do fim do ano. Dia 29/11 tem Troy Pierce e John Gaiser, dia 02/12 tem o chefe Richie Hawtin mais o Heartthrob, e pra finalizar, no dia 09/12 o local receberá Marc Houle, o porteño Barem e a Polish girl Magda. Magdavilha!

Nenhum comentário: