quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Body Language Vol. 7 mixed by Matthew Dear

Desta vez ele não aparece como Audion, False, Jabberjaw e tampouco com sua banda Big Hands, que acabou de iniciar uma turnê pelos EUA e Canadá. Matthew Dear, o hiperativo DJ e produtor texano que fez o nome em Detroit e que mais recentemente se debandou para Nova York, deixa seus muitos alter egos de lado para comandar com seu nome de batismo a edição de número 7 da jovem, porém prestigiosa compilação Body Language, do selo berlinense Get Physical.

E se na capa da compilação Matthew paga de estiloso posando com um legítimo Ray-Ban dos anos oitenta, o som, além de mais atual reflete com precisão a música eletrônica do ano em que estamos. Comprovando essa tese, o dono dos selos “Spectral Sound” e “Ghostly International” não economiza em hits que certamente estarão presentes nas listas de favoritos do ano que já pululam com a proximidade do fim de 2008. Vale citar “Zou Zou” e “I Want to Sleep”, produções tech house do germânico DJ Koze, que não por acaso figuram na compilação anual do selo Kompakt, a Total 9. Há ainda “Orbitalife”, de Johnny D, faixa house que fica longe de exprimir o que há de melhor no estilo e que, de quebra, vem acompanhada de um suave, porém azucrinante vocal, que parece insinuar que a voz de Ed Motta vai entrar em ação. Trata-se de uma daquelas músicas de qualidade duvidosa que de maneira inexplicável, volta e meia caem no gosto de DJs de primeira linha.

No mix de cerca de 1 hora e 15 minutos extremamente voltado para a pista, Dear abandona por completo o techno minimalista normalmente impregnado em sua faceta mais atuante, a de Audion, e mergulha nas profundezas da house music. E toda essa profundidade se traduz na execução de várias faixas deep house. Dear, contudo, não abre mão por completo do techno, que aparece, entretanto, de forma muito mais suavizada, em faixas que podem, no máximo, serem rotuladas como tech house (como o par do DJ Koze mencionado acima). Sob nenhum dos seus conhecidos pseudônimos, Matthew Dear costuma enveredar para a house music com tamanha intensidade, mas quando lançou, no ano passado, o álbum “Asa Breed” apenas com produções de sua autoria (o 3º assinando como Matthew Dear), pode-se notar que o namoro desse nativo do Texas com o estilo musical oriundo de Chicago estava engrenando. Tecnicamente, como de costume, Dear beira a perfeição. Há, porém, um certo excesso de deep house e os primeiros 40 minutos do disco são marcados por mais momentos baixos do que altos, com a predominância de faixas pouco marcantes e até certo ponto repetitivas, com vocais bastante semelhantes.

E é a desorientadora “Zou Zou” que dá início à melhor seqüência do disco assim que entra em ação. A partir daí, seguem faixas mais encorpadas, com destaque para um remix cortesia de Sascha Dive para “Hamlin”, faixa deep da dupla Two Armadillos; “Doctor of Romance” e seus vocais hipnóticos, do produtor de Detroit Seth Troxler; e mais uma excelente produção de DJ Koze, a mais house do que techno “I Want to Sleep”.

Antes de encerrar, ainda há tempo para a apenas mediana “Free to Ask”, elaborada por Matthew Dear especialmente para esse volume da Body Language, e na seqüência, para concluir o álbum, uma antiga faixa cujo nome não poderia ser mais emblemático: “Get Deep”.

Num ano em que até mesmo a tradicional compilação anual de um dos bastiões do minimal techno, a Kompakt, escancarou as portas para a house music, não é de surpreender que um produtor de tantas personalidades como Dear também o tenha feito. E se o disco não traz o mesmo brilho de seus trabalhos mais voltados para o techno, e é capaz até mesmo de gerar um certo desapontamento em seus seguidores mais fiéis, é sem dúvida bom o suficiente para figurar entre as melhores compilações lançadas pelos grandes selos em 2008.


Tracklist:
01. Dinamoe - The Green French One
02. Kalabrese – Cityblues
03. Sascha Dive - Street Life (Samuel Davis Dark Groove Remix)
04. Kid Sublime - Basement
05. Johnny D – Orbitalife
06. Martinez – Retrospective
07. Diz - No Way
08. Johnny D – Tramodyssee
09. Mlle Caro & Franck Garcia - Dead Souls (Radio Slave Long Distance Kiss Mix)
10. Prompt - Ambee
11. DJ Koze - Zou Zou
12. I:Cube – Gtnup
13. SoulPhiction - Traffic Lights
14. Two Armadillos - Hamlin (Sascha Dive's Secret Dub)
15. Seth Troxler & Patrick Russell - Doctor of Romance
16. Even Tuell - Untitled B1
17. DJ Koze - I Want to Sleep
18. Basti Grub - Baaa Niii
19. Matthew Dear - Free To Ask (Body Language Exclusive Track)
20. Lorenzo - Get Deep

O álbum foi lançado oficialmente na última sexta, dia 24. E essa resenha elaborada pelo Cow Molester está desde segunda-feira, dia 27, no sítio Rraurl. Segue o link: Body Language Vol. 7 by Cow Molester.

Aí vai o link para download da compilation também: Body Language Vol. 7 mixed by Matthew Dear (download)

Nice sunglasses, dear Matthew!

Nenhum comentário: