segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tempos de crise

É com muito pesar que me vejo na obrigação de aceitar algo muito triste: a música “técnico” não é mais a mesma. Não sei se muito pela banalização da figura do Disc Jockey e da enxurrada de sets disponibilizados na web de tempos cá, sendo um cópia do outro em muitos casos. Sei que o momento é de profunda crise produtiva e não se vê faixas de house, techno e afins da mesma categoria do que os anos de 2005 e 2006, por exemplo, viram nascer com regularidade absurda.

Comprovando essa tese, 2 dos meus DJs & producers favoritos, o inglês Radio Slave e a polonesa Magda, protagonizaram os dois últimos números da compilação da Fabric e desapontaram. Eles que desde que despontaram tem mantido um ótimo nível nos DJ sets e faixas que soltam, além de se manterem sempre atualizados e longe de serem reféns de um único estilo. Tá certo que o Matthew Edwards aka Radio Slave, também conhecido como the uggliest DJ alive, é mais camaleônico que a Magda, que até por ser uma estrelinha do selo M_nus, tem suas raízes mais associadas ao minimal techno cabeçudo do selo, que pouco evoluiu desde que teve seu boom.

É bom dizer que o CD da Magda só sai em meados de novembro, mas por meio do bom e velho Soulseek já consegui downloadear. E o disco está cheio de músicas by M_nus, de figuras como Heartthrob, Marc Houle, Click Box...
Mas se as edições 48 e 49 da Fabric compilation não foram das melhores, ao menos o line-up reunido na celebração dos 10 anos do nightclub londrino agradou: Craig Richards, Terry Francis, Andrew Weatherall, Ricardo Villalobos, Steve Bug, Michael Mayer, Ivan Smagghe, Mathew Jonson (LIVE), Daniel Bell (DBX) (LIVE), Konrad Black, Swayzak (LIVE), Kenny Larkin (LIVE), Hipp-e, Halo, Fred Everything, Rub N Tug, Doc Martin, Daniel Wang. E tudo ao custo de 25 libras esterlinas. Só resta saber se corresponderam às expectativas. E pelas fotos da birthday party, a sensação que fica é que o público que se deslocou até ao nº 77a da Charterhouse Street, não foi dos mais elegantes.

Abra o olho, mas feche os ouvidos!


Nenhum comentário: