quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sónar dos mil y nueve

Terra das obras de Gaudí, do museu de Pablo Picasso, do Camp Nou com seu desfile de artistas da bola, dos bambas de la puta madre e dos jovens metidos a moderninhos, Barcelona também é terra do Sónar, o festival de música e arte que se tornou habitual na capital catalã e que no ano de 2009 acontecerá entre 18 e 20 de junho. O site Resident Advisor começou nos últimos dias a contagem regressiva para o festival que segundo eles –e acho que pra torcida do Barça e do Real Madrid também- é o melhor que teremos no mês de junho. Entre bandas e DJs, tem isso aí: Orbital, Grace Jones, Animal Collective, Mujava, Fever Ray, RRIICCEE feat. Vincent Gallo, Richie Hawtin, Crystal Castles, James Murphy & Pat Mahoney (LCD Soundsystem disco set), Late Of The Pier, Jeff Mills, Moderat, La Roux, Little Boots, dan le sac vs. Scroobius Pip, Deadmau5, Carl Craig, Crookers, Filastine, Buraka Som Sistema, Joker, Luomo, Martyn, Beardyman, Konono Nº 1, Micachu and The Shapes, Roland Olbeter + Tim Exile + Jon Hopkins, Alva Noto, Agoria, Breakbot, Young Fathers, GoldieLocks, Bass Clef, Bomb Squad, DSL, Jamie Woon, SebastiAn, Lars Horntveth + BCN216, Marcel Dettmann, Heartbreak, Busy P., Ebony Bones, Institut Fatima, The Gaslamp Killer, Mike Slott, Culoe de Song, Natalia Lafourcade, Tarántula vs. La Orquesta del Caballo Ganador, Rustie, Bullion, Cécile, Mary Anne Hobbs, Michna with Raw Paw, Rob da Bank, Muhsinah, Cardopusher, James Pants, Erol Alkan presents Disco 3000, ...

E pra quem ainda não sabia, é isso mesmo. O Sónar 2009 será palco da ressurreição da dupla britânica Orbital, que havia se aposentado em 2004 e vem sendo apresentada como maior headliner do festival. Um dos maiores nomes da eletrônica dos anos 90, um dos primeiros concertos eletrônicos que presenciei foi do Orbital dos irmãos Hartnoll nos idos de 1999, no Free Jazz Festival. Fui até lá especialmente para ver outra dupla, os americanos do Crystal Method, de quem eu havia me tornado fã após o lançamento do excelente álbum Vegas. No final das contas, saí de lá meio desapontado com a performance dos autores do hit Busy Child, porém impressionado com a apresentação do Orbital e seus hipnotizantes capacetes luminosos. E confesso que praticamente não conhecia a dupla até então. E também tenho que confessar que não fui atrás de muita coisa deles a partir dali. Como show eletrônico, porém, foi certamente um dos melhores dos muitos que vi nesses cerca de 10 anos.

Bom, isto posto, vale agora dizer que o intuito deste post é de apenas servir como uma homenagem ao Orbital pela importância que tiveram na formação e no aprimoramento do primoroso gosto musical eletrônico do Cow Molester.

Nenhum comentário: